O programa IPTU Verde
O programa consiste na aplicação de um percentual de desconto sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em geral, o desconto é concedido para os novos empreendimentos que adotam medidas sustentáveis que visam a preservação, proteção ou regeneração do meio ambiente.
O desconto é gradativo e cumulativo, sendo que para cada regra é concedido um percentual de desconto.
No entanto, quanto mais soluções forem utilizadas, maior será o desconto no IPTU. Entretanto, ele não é igual para todas as ações, quanto maior for a relevância para a cidade, maior será sua pontuação. Por isso, têm cidades em que os contribuintes obtêm até 100 pontos em uma determinada ação e o desconto no imposto também é maior.
É importante ressaltar que o IPTU é municipal, por isso, o desconto do programa irá variar conforme a localidade e o município.
O IPTU Verde se aplica a construções em containers?
A resposta é sim, se você como contribuinte tem interesse em aderir às medidas para receber o desconto do IPTU Verde, veja quais são elas (Isso pode variar de acordo com cada município):
- Instalação para captar a água da chuva ou de reuso dessa água;
- Sistema de captação de energia solar;
- Plantio de árvores;
- Cobertura vegetal, em outras palavras, jardins verticais e telhado verde;
- Construção que utiliza os materiais sustentáveis;
- Áreas permeáveis abundantes.
Objetivos do IPTU Verde
O IPTU Verde ou Ecológico, tem como objetivo reduzir a taxa de contribuição para aqueles que adotam ações e práticas consideradas sustentáveis em seus empreendimentos. O tripé da sustentabilidade também é aplicado e, nada mais justo do que incentivar a sociedade por meio de seus imóveis.
Por isso, cada cidade tem a liberdade de aderir ou não ao programa IPTU Verde. É também livre para estabelecer a forma como será aplicada. Infelizmente, com as dificuldades de receitas das prefeituras, as iniciativas ainda são muito tímidas e em poucas localidades.
Equilibrar o meio ambiente e meio urbano é uma meta fundamental para preservar não somente recursos naturais, mas também a qualidade da vida humana. Afinal, ambos os espaços estão diretamente relacionados.
Principais contribuições para sustentabilidade das cidades
A edificação sustentável começa desde sua concepção, ou seja, na planta. Sua materialização gera inovações para seus moradores e contribuem para o meio ambiente. Essas medidas também garantem melhor aproveitamento dos recursos naturais.
É importante lembrar que as ações, além de desconto para seus moradores, trazem melhorias para a vida do cidadão e para toda a cidade. A seguir, apresentaremos algumas contribuições que são pontuadas onde a implantação do IPTU Verde. A maioria delas já foi aprovada e pode-se observar as vantagens em sua aplicação.